17/06/2015

As operadoras móveis iniciaram nesta quarta-feira, 17, em todo o país, a campanha de informação sobre os planos de internet móvel. A campanha tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos clientes sobre a navegação na internet móvel e deixará clara a possibilidade do bloqueio ao fim da franquia contratada.

Também trará exemplos práticos de consumodedados ede fatores quepodem aumentar o consumo ou afetar a velocidade de navegação, além de dicas para melhorar a utilização do plano de dados.

Com o título de "Navegar é preciso: você bem conectado"" a campanha será feita na televisão, no rá- dio e na internet e terá alcance nacional. Os filmes, spots e publicações nas redes sociais vão trazer situações corriqueiras e respostas a dúvidasfrequentes dos clientes. Numa outra frente, foi criada uma pá- gina na internet, onde o consumidor vai encontrar informações e dicas de como usar o serviço e a melhor maneira de aproveitar o pacote de dados.

Nesta página, o consumidor encontrará informações que o ajudarão a saber qual é o seu perfil de navegador. As operadoras também vão colocar à disposição dos clientes ferramentas que permitam o acompanhamento do consumo de sua franquia de dados de internet móvel. Essas ferramentas estarão disponíveis nas páginas das empresas na internet e também em aplicativos para smartphones.

Além da campanha, as operadoras prometem desenvolver outras ações para melhor informar os clientes. Entre elas está a adoção do Código de Conduta para aComunicação daOferta de InternetMóvel -- uma iniciativa de autorregulação no setor de telecomunicações -- com condições a serem observadas pelas operadoras para uma comunicação mais clara, objetiva e transparente das ofertas.

Segundo o SindiTelebrasil, para a elaboração do Có- digo, foi feito previamente um estudo levando-se em conta as referências nacionais e internacionais, entre elas as iniciativas do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) e da Federação Brasileira de Bancos. Foram analisados aspectos como os processos adotados eos modelos de governança, entre outros.

A adoção do Código de Conduta foi assumida em compromisso público assinado pelas operadoras Algar Celular, Claro, Oi Móvel, Sercomtel, Tim e Vivo, no dia 23 de abril, e apresentado ao Ministério das Comunicações e à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. Com o compromisso público, as prestadoras traçaram seu objetivo de tornar suas ofertas ainda mais claras para o consumidor. Essa intenção se consolida com a ado- ção do Código deConduta, que vai orientarseus procedimentos, e ganhará amplitude com a campanha nacional.

Fonte: Teletime